“O mordomo”, de Lee Daniels

lee daniels the butler

Depois de “Precious” (2007) e “The paperboy” (2012), Lee Daniels conta a história verídica de um homem, de raça negra, que serviu durante 34 anos na Casa Branca, tendo conhecido oito presidentes dos Estados Unidos. O filme assume-se como uma recriação dramática (desde logo, alterando o nome do protagonista) que, em qualquer caso, confirma e diversifica a lógica dos filmes anteriores: Daniels é um realista cuja obsessão pelo detalhe simbólico confere aos seus filmes a respiração própria das grandes sagas coletivas. Como é óbvio, no caso de “O mordomo” tal dimensão é inerente ao pano de fundo histórico, desde as memórias da escravatura até às lutas pelos direitos civis durante a década de 60; o certo é que não se trata, à maneira convencional dos telefilmes, de fabricar acontecimentos que se esgotem numa função de “ilustração”, mas de construir uma escrita romanesca (devidamente apoiada pela banda sonora composta por Rodrigo Leão) que, em última instância, visa a celebração das diferenças individuais. Daí que o filme seja também um belo exemplo de recuperação de uma visão enraizada no classicismo de Hollywood, escolhendo sempre a verdade das personagens contra a agitação do pitoresco, nessa medida revalorizando a função específica do trabalho dos atores. E se Forest Whitaker sabe sustentar as muitas diferenças (físicas e de tom) que a sua personagem envolve, não deixa de ser irónico que Oprah Winfrey, no papel da mulher do mordomo, seja uma presença de invulgar intensidade, em tudo e por tudo distante de qualquer formatação televisiva – se não for nomeada para o Oscar de melhor atriz secundária, poderemos perguntar se a Academia de Hollywood ainda se reconhece na nobreza do seu próprio património.

João Lopes

5 setembro [estreia nacional]
filme “O mordomo” [“The butler”], de Lee Daniels, com Forest Whitaker, Oprah Winfrey, John Cusack, Terrence Howard,…
Zon, 2013

 

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