“Uma traição fatal”, de Steven Soderbergh

Depois da desconcertante pandemia de “Contágio” e antes de entrar no mundo do strip masculino de “Magic Mike” (com estreia agendada em Portugal já para 5 de julho), o irrepreensível Steven Soderbergh pôs em cena este “Haywire”, um revigorante thriller de ação, espionagem, suspense e vingança. Mallory Kane (papel desempenhado pela lutadora de artes marciais e atriz acidental Gina Carano) é uma das agentes de topo da CIA, que após uma missão de alto risco em Barcelona, para a libertação de um jornalista chinês feito refém, é enviada a Dublin por Kenneth (Ewan McGregor), o diretor da firma para a qual trabalha (e com quem tivera um envolvimento romântico), para um suposto “último favor”. Essa viagem é, porém, um conluio de interesses e uma tentativa de exterminar Mallory. Sobrevivente, a protagonista é um alvo a abater. Atraiçoada por todos, serve-se dos seus artifícios para regressar a casa, e faz da vingança e da verdade princípios norteadores. Em “Uma traição fatal”, Steven Soderbergh filma as tramas do jogo, da manipulação e da conspiração política (a evocar as negociatas da trilogia “Ocean’s”) e acompanha o coreográfico movimento de Carano, que se revela, pela câmara do cineasta norteamericano, como atriz que poderá dar continuidade à linhagem das mulheres de um “Kill Bill” de Quentin Tarantino.

10 maio [estreia nacional]
filme “Uma traição fatal” [“Haywire”], de Steven Soderbergh, com Gina Carano, Ewan McGregor, Michael Fassbender, Michael Douglas, Antonio Banderas,…
Zon, 2011 / 2012

 

João Eduardo Ferreira:
Mais um filme na imprescindível “colecção Soderbergh”. À habilidade na gestão dramática das cenas e na montagem, na sonorização e na banda sonora, na fotografia e nos cenários, junta-se a prova de que o realizador ama também o corpo humano e os movimentos que este produz. Poder-se-ia apelidar “Hardwire” de “filme à Tarantino”; contudo, a gestão narrativa do humor opõe-se à de “Kill Bill”. Talvez pela cor, talvez pelo afastamento relativamente à sequência episódica dos capítulos…

 

site de “Uma traição fatal”

facebook de “Uma traição fatal”

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s