“Quando o diabo reza”, de Mário de Carvalho

Mário de Carvalho faz uma incursão na editora Tinta da China, onde publica um dos seus “cronovelemas”, neologismo firmado pelo autor, indicando uma matéria narrativa híbrida que se situa entre a crónica, o conto e a novela. Se numerarmos essas histórias, o presente livro talvez seja o seu quarto cronovelema – sendo o primeiro, talvez, a obra “Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto” (Caminho, 1995). No entanto, a presente saga de três meliantes que pretendem roubar um velho dono de uma cadeia de drogarias de bairro, mais do que uma crónica-novela sobre o quotidiano real, é um novo divertimento sério sobre a língua portuguesa. Se existe escritor que ame a língua portuguesa e se divirta com ela, provocando novas palavras e recuperando glórias esquecidas do nosso léxico, ele é Mário de Carvalho. Se procuramos em “Quando o diabo reza” uma intriga peculiar e intricada, desiludimo-nos. Apenas encontramos uma quase “não história” dividida por 12 capítulos. Mas se nos detivermos na forma como estão situadas no palco as personagens Abreu, Bartlo ou Cíntia, então encontramos todas as perspetivas literárias, do erudito ao “chunga”, de olhar um trapaceiro. Por alguma razão, o subtítulo do livro é “Vadiário breve”.

livro “Quando o diabo reza”, de Mário de Carvalho
Tinta da China, 2011

 

João Eduardo Ferreira:
Mário de Carvalho, em “Quando o diabo reza” é, mais uma vez, mestre em oferecer a ilusão da realidade através da verosimilhança da ficção. Ligado ao cinema e ao teatro desde sempre, o autor consegue o facto único de transmitir ao leitor as cenas, cenários e personagens numa perspetiva de 360º, interligando a narração, a descrição e os diálogos (prolíferos e magníficos), de modo a formar um espaço e um tempo simultaneamente reais e ficcionais.

 

site de Mário de Carvalho

facebook de Mário de Carvalho

 

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