“Por detrás do candelabro”, de Steven Soderbergh

steven soderbergh behind the candelabra

De que falamos quando falamos de Liberace? Do pianista cujo carisma e exuberância superaram todas as modas, entronizando-o como símbolo abstrato do entertainment? Da celebridade que resistiu até final (faleceu, vitimado por sida, em 1987), inclusive através de ações nos tribunais, ao reconhecimento público da sua homossexualidade? Do ser humano que, para além do fausto das suas performances, viveu uma existência de crescente e angustiada solidão? De tudo isso, sem dúvida. E também do que, através disso, envolve uma visão cética das relações humanas, como se cada ser vivesse assombrado pela impossibilidade de se revelar, realmente, ao seu semelhante. O cinema de Steven Soderbergh sempre foi a arte ambígua de expor esse ceticismo, mesmo quando o faz a partir da euforia lúdica da ilusão (lembremos o niilismo paradoxal de “Ocean’s eleven” e respetivas continuações). No caso de “Por detrás do candelabro”, há uma subtil dimensão física que se vai instalando, como se a história de Liberace (Michael Douglas) e do seu secretário e amante Scott Thorson (Matt Damon) fosse a saga de dois corpos que não conseguem construir o cenário utópico que a sua entrega fez entrever. Há uma ironia suplementar em toda esta história, decorrente das atribulações vividas pelo próprio Soderbergh para concretizar “Por detrás do candelabro”: depois de recusas dos principais estúdios de Hollywood – resistentes à possibilidade de lançar um objeto que anteviam como um filme “demasiado gay” –, foi no canal HBO, da televisão por cabo, que encontrou o necessário apoio de produção. Dito de outro modo: hoje em dia, o clássico sentido de risco do melhor cinema americano passa também pela televisão. Liberace apreciaria a aparente contradição.

João Lopes

19 setembro [estreia nacional]
filme “Por detrás do candelabro” [“Behind the candelabra”], de Steven Soderbergh, com Michael Douglas, Matt Damon,…
Zon, 2013

 

texto no Sound + Vision

 

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