“Musical monsters”, de Don Cherry, John Tchicai, Irène Schweizer, Léon Francioli e Pierre Favre

Ao primeiro ou segundo segundo, evidencia-se diligentemente a excentricidade e a temeridade do gesto coletivo – sem equívocos ou dilemas, investindo na aventura, na energia, no delírio, na fantasia, na especulação, na abstração, na utopia, na poesia, na música soberana, na verve criativa do instinto, na inefabilidade anímica mais radical. Mais ou menos por esta ordem (ou não…), elenca-se uma detalhista galáxia (ou até mais do que uma…) de vocações lúdicas e trágicas. Esplendorosamente expressionista. Democraticamente anárquica. Singularmente plural. Tudo aconteceu quase não por improviso, a 30 de agosto de 1980, no helvético Jazz Festival Willisau, quando a maestria universalista do saxofone alto do dinamarquês John Tchicai e da trompete do americano Don Cherry foi, pela primeira e última vez, platonicamente enxertada na secção rítmica local que alinhava o piano de Irène Schweizer, o baixo de Léon Francioli e a bateria de Pierre Favre. Se todo o jazz é o som do momento volátil, do instante irrepetível, do átimo efémero, esta dramática odisseia de encontros, desencontros e reencontros que se afigurava destinada a não passar à eternidade fonográfica é particularmente meritória no programa de boicote a essa mágica contingência, convertendo-se agora, 36 anos depois, num inaudito disco que não era suposto sê-lo. Uma maioridade não chegou a este ovni para se arriscar no mundo exterior à sessão – foram necessárias duas.

Bruno Bènard-Guedes

disco “Musical monsters”, de Don Cherry, John Tchicai, Irène Schweizer, Léon Francioli e Pierre Favre
Intakt Records / DistriJazz, 2016

 

texto originalmente publicado no Jornal de Letras n.º 1205, de 7 dezembro 2016

 

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