“Paixões proibidas”, de Anne Fontaine

anne fontaine tow mothers

O conto “As avós”, de Doris Lessing (Presença, 2008), é um espantoso exercício literário que nos deixa tão fascinados quanto desarmados: duas mulheres, amigas de infância, têm dois filhos adultos e cada uma delas vai apaixonar-se… pelo filho da outra. Lessing escreve sobre a esplendorosa insensatez do amor, não para repor a ordem do mundo, antes para nos confrontar com uma hipótese de cruel realismo. A saber: qualquer ordem é ilusória. Ao filmar “As avós” como “Two mothers” (o moralismo do título português era, obviamente, dispensável), Anne Fontaine multiplica esse efeito através da delicada celebração dos cenários naturais: as praias de um recanto esquecido da Austrália representam um paraíso perdido cujos crentes (espetador incluído) terão de pagar, mais tarde ou mais cedo, um preço simbólico. Tal como em “Nathalie” (2003), Fontaine convoca-nos para os labirintos do melodrama, aplicando-o como uma arte metódica de revelação das maravilhosas contradições dos desejos. Mais uma vez, o seu sentido de casting é decisivo: Robin Wright e Naomi Watts interpretam as personagens centrais como animais afoitos e assustados que, a pouco e pouco, vão compreender que a serenidade do mar e a claridade do céu não bastam para aquietar as relações entre os humanos. E há um valor simbólico que, mais do que nunca, importa explicitar: em tempos de promoção ruidosa de todos os infantilismos cinematográficos, sancionados pela mediocridade de muitos blockbusters de verão, é bom encontrar um filme genuinamente adulto. Se há ou não adultos para o descobrir, eis o que poderia servir de tema a um conto de Lessing.

João Lopes

25 julho [estreia nacional]
filme “Paixões proibidas” [“Two mothers”], de Anne Fontaine, com Robin Wright, Naomi Watts,…
Zon, 2013

 

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