“Poesia”, de Joyce Moreno e Kenny Werner

capa joyce moreno kenny werner poesia

Versando sobre o então vindouro “Slow music” (o seu mesurado disco de 2009 que viria a ser o último com assinatura limitada ao seu nome próprio), Joyce Moreno legou ao seu letrado blogue, Outras Bossas, em maio desse ano, a paradigmática sagacidade destas palavras: “É um álbum cheio de silêncios e pausas, e sobre o uso delas. A pausa é um momento importante da música. Sem silêncio, não existe som. Sem o claro-escuro, não se veem todas as nuances da cor. Sutileza gera sutileza.” Meia dúzia de anos e meia dúzia de álbuns depois, o recente “Poesia”, gravado em diálogo com o pianista Kenny Werner, reforça e – mais do que isso – radicaliza esse postulado, potenciando-o a um extremo ainda não explorado no seu quase meio século de arte musical de exceção. Claramente, não é a Joyce do samba-jazz midtempo que aqui canta: em raras ocasiões o canto da quase-não-diva carioca foi tão íntimo, espartano, granular e “filigranático” como é neste contexto. A eterna adolescente que habita em Joyce nunca foi tão adulta, voluptuosa, rigorosa, profunda. Kenny Werner não é um Ran Blake, mas ainda assim confirma-se um abalizado, desapressado e não-invasivo primeiro ouvinte de Joyce nestas canções: antevê (aliás, “anteouve”…), digere, compreende, enfatiza. Canoniza. Envolvente e inebriante “Poesia”, a deste prodígio discográfico marcado por um subtexto tacitamente conduzido pelo desencanto, pela perda, pela despedida, pela ausência, pela tristeza, por sentimentos deslocados e serôdios, pela velhice, pela morte.

Bruno Bènard-Guedes

disco “Poesia”, de Joyce Moreno e Kenny Werner
Pirouet / import. Flur, 2015

 

texto originalmente publicado no Jornal de Letras n.º 1183, de 3 fevereiro 2016

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